terça-feira, 4 de agosto de 2009

3º dia - Genova Fascinante

Acordei as 6:30h. Meu trem para Genova partia as 8:05h. Esqueci de falar anteriormente, mas, no HOSTEL que eu fiquei em Milão, dividi um quarto com uma Francesa e um Libanês. Nós 3 enrolávamos um inglês básico. Imaginem os diálogos? Bem, tudo isso para falar que tive que me arrumar no maior silêncio para não acordar “meus amigos”.

O trem saiu no horário. Super confortável (Dani e Lucas, era igual aquele para Nápoles – poltrona reclinável e eu sozinho no vagão. Ou seja, uma cama). Cheguei em Genova as 10h. Na saída da estação encontrei uma loja de material fotográfico e comprei o adaptador para descarregar as fotos da minha câmera (o anterior estava estragado).

Peguei informações da cidade no excelente posto de turistas que tem dentro da Estação. Deixei as malas num Locker e saí para procurar hotel,com um sol danado de bom. Depois de 4 tentativas, encontrei o Hotel Biehorf (bem simples mas com internet).

Já passava das 12hs quando decidi ir ao centro. Bem, para inciar, um pouco de história: Genova é uma cidade milinar (5 A.C). Aqui existiu um poderoso império marítimo. Diga-se de passagem, Genova é a terra natal de Cristovão Colombo. Naquela época a Espanha dominava “o mar” e ele decidiu se aventurar pela Américas. O resto vcs já sabem, com exceção de uma recente notícia polêmica: Um professor Lusitano chegou a conclusão que Colombo era Português.

Comecei pelo Palácio Reale, depois fui para região do Porto Ântico. Visitei “Aquarium de Genova”(Gigante, bem maior que de Lisboa). Depois subi num Elevador Panorâmico chamado Bico. Pausa para o almoço (pizza + birra = 7 Eu).

Lá pelas 14:30 comecei a subir a Via San Lourenzo. Visitei a Doumo San Lourenzo, Palácio Ducalle (de Duques mesmos), Porta Soprana (aqui tem a casa que supostamente Colombo passou a infância). Em seguida foi para a Piazza Ferrari (show). Encontrei um grupo de jovens músicos Portugueses fazendo uma apresentação na rua expetacular.

Pausa para um gelato. Lá pelas 17hs caminhei em direção a Via Garibaldi (Sim, ele esteve por aqui, o velho Giuseppe de Laguna). Esta rua é chamada de “via dourada”. Ela é toda tombada pela UNESCO. Sem, noção ,mais de 30 prédios monumentais (todos bem cuidados). Vários museus e Universidades (uma inclusive que Colombo estudou).

Retornei ao hotel por volta das 19hs. Descansei até as 20:30. As 21hs já estava na rua novamente. Queria fazer parte do trajeto a noite. As fotos daqueles monumentos prometiam. Dito e feito. Coisa linda. Regressei ao hotel, passando antes na Estação Central. Comprei a passagem para a amanhã.

Amanha o dia promete. Vou para “Cinque Terre”. Uma região de cinco terras a beira de precipícios rochosos, banhados pelo mediterrâneo. GENOVA simplesmente me SURPREENDEU positivamente.

OBS: Amanhã coloco as fotos completas de Genova. Já passa da 1h da manhã.

O maior da Europa

Biosfera Renzo Piano

Genova ao Fundo

Catedral de Doumo de San Lourenzo

Ruelas para se perder

Portugueses dando show

Piazza Ferrari

Via Garibaldi -Banho de cultura

Piazza Ferrari a noite

Regão do Porto Antico


FOTOS COMPLETAS AQUI.

DIA ANTERIOR - PROXIMO DIA

3 comentários:

  1. porra foi deitado no trem.. aquela vez agente foi todo esmagado...
    amanha bota as foto de genova.. pra gente ver.
    boa sorte ai com os precipicios..hehe

    Lucas e Dani

    ResponderExcluir
  2. ...Haja fôlego...
    Dá um "cansaço" só em imaginar esse roteiro!
    heheheh...
    Brincadeirinha...
    Na real eu gostaria mesmo é de merrer de
    "cansaço"...
    Bjão, te cuida!!! Rê.

    ResponderExcluir
  3. Zero, mais uma vez acho que vc não tem que sair nas fotos, está estragando a paisagem.....mais tarde vai se arrepender, vai ficar dizendo: "Putz, olha como eu tinha cabelo naquela época...", vai por mim, ehauheuaheuhauhue..........abraço e aproveita aí.....já encontrou com o Pato!?!?

    ResponderExcluir