terça-feira, 19 de junho de 2018

9º dia – Conhecendo a cidade de Rostov on Don

Quando fui fazer o roteiro da viagem a ideia era ver o jogo do Brasil nesta cidade e, no dia seguinte, pregar um voo de volta para São Petersburgo. Mas, como quase todo mundo teve a mesma ideia, pela lei da oferta e da procura, os voos dispararam de preços. Chegaram a mais de R$ 1.800 o trecho Moscou - Rostov - São Petersburgo. Já para um dia depois, o valor era R$ 700 reais. Logo, decidi por investir um dia a mais em Rostov-on-Don.

Para vcs entenderem um pouquinho, dentro da grande Russia (cabe 2 Brasil aqui dentro), Rostov fica n Sudoeste do País. Possui mais de 1.125 milhões de habitantes. É uma cidade Portuáia. O complemento do nome “on Don” vem do rio que corta da cidade – Rio Don. A tradução seria Rostov sobre o Don. 

Aqui, na 2ª Guerra Mundial, mais de 27 mil judeus e civis soviéticos foram massacrados pelos militares alemães em um local chamado Zmievskaya Balka .



Depois desta contextualização, vamos ao post do dia. Ficamos no hostel um pouco afastado do centro novamente devido aos preços. Hostel nota 6. Nada de mais. Nem café da manhã tinha. Por isso, lá pelas 10h saímos para o centro para tomar café. Achamos uma casa de tortas (também nota 6) e fizemos a 1ª refeição do dia.


Depois fomos caminhar pela cidade. Começamos pelo Park Gorky. Um lindo parque, bem arborizado. Um pulmão para o centro da cidade. Dificil foi se localizar com a placas.








No parque encontramos uma exposição de alunos sobre como eles viam os Países que iriam jogar na cidade (Brasil, Suíça, Uruguai, Coreia, Islândia e Croácia). Vejam o que eles como eles imaginam o Brasil.



Depois fomos para o calçadão na rua Bolshaya Sadovaya, que termina na catedral da cidade. Encontramos crianças cantando na rua e fazendo a animação de quem passava pelo local. Um barato.





Andamos mais um pouco e chegamos na Catedral da Vigem Maria. Pena que ela estava em reforma (nota zero para os políticos; fazer isso obra no maior cartão postal da cidade, no período da copa, é falta de planejamento)



Atrás da Catedral fica o Mercado Municipal. Também nada de grandes coisas. Achei até um pouco desorganizado. Compramos frutas para um pequeno lanche a tarde. 







Já passando das 13:30h chegamos a beira do Rio Don. Essa área sim estava super conservada. Muitos bares e navios restaurante. Escolhemos um deles que fizemos nossa 2ª refeição do dia. 








Por volta das 15h caminhamos ainda pela beira do Rio, com crianças fazendo a festa num chafariz (estava calor, uns 30 graus). Avistamos também a Arena Don, nas margens do Rio.







Como estávamos muito cansado pelo esforço de ontem, decidimos regressar para o hostel, depois de umas 5 tentativa de chamar Uber (não funciona bem aqui na Russia). Dormimos das 16h as 18h. Depois assistimos o Jogo da Belgica 3 x 0 Panamá

Lá elas 20h fomos para a FIFA FAN FEST (Fica no belo Park da Revolução) para tomar cerveja (ainda calor a noite) e ver o jogo da Ingraterra 2 x 1Tunisia.




Encontramos 2 amigos do Brasil que também estão fazendo uma Trip pela Russia e ficamos falando sobre perrengues da viagem e vendo o jogo.


Lá pelas 22h fomos dar uma volta na grande Roda Gigante (a 2ª maior da Russia) para ver a cidade por cima e terminar nossa noite.








Depois fomos jantar num barzinho na saída da Fan Fest (Janta bem legal por sinal) e depois fomos Hostel dormir, já passando das 24h.

Era isso por hoje. Minha avaliação de Rostov - Nota 7. Não faria turismo na cidade se não tivesse jogo aqui.

5 comentários:

  1. Não conseguiu se localizar pelas placas?!?! Russo é tão fácil! hahaha. Que demais a viagem, Luciano. Muito divertido ver o que estão passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri... Me sinto impotente... Toda hora tenho q chamar o tradutor do Google.

      Mas tá valendo muito....

      Excluir
  2. Muito massa o blog. E mais ainda a viagem. E a cerveja/chope dai? Tem qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon... Não é o bixo não... Eles tomam cerveja quente... O canal vai ser em Berlim. Vou pra lá no sabado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir