Para quem está acompanhando o blog, vou pular do 11º para o 13º dia, visto que o 12º dia foi apenas de navegação entre Aruba e Colon (Panamá), ou seja, regime de engorda e muito descanso (acho que nunca descansei tanto como nesta viagem de Cruzeiro).
Bem, chegamos a Colon (porto de
entrada no Panamá pelo Oceano Atlântico) as 7:45h. O dia fora do navio estava
previsto das 8h às 15:30h.
Como alternativa de passeio tínhamos:
1 - Ficar na Zona Livre de Colon (preços de venda sem impostos), bem atrativos, principalmente para perfumes/cremes/maquiagens e eletrônicos
2 - Ir até a cidade do Panamá e visitar o Canal e suas Eclusas.
Optamos pela opção 2, visto que nossas viagens dificilmente tem o caráter de compra. Quase sempre escolhemos o conhecimento.
Primeiramente é preciso conhecer
um pouco o território do Panamá para entender porque aqui foi construído o
Canal do Panamá. De uma extremidade a outra (terras entre o oceano atlântico ao
pacifico são aproximadamente 88Km. Aqui é a menor distância das Américas entre
estes dois Oceanos. Anteriormente, para cruzar dos EUA, por exemplo, para o
China, era necessário dar a volta lá pelo fim da América do Sul (estreito de
Magalhães). Este trajeto demorava muito, além de ter muitos custos envolvidos
(combustível, comida, tripulação, etc). Logo, pela menor distância entre os mares,
o Panamá ganhou a Sorte Grande.
Ou seja, fizeram um rasgo de mais
ou menos uns 78km entre os oceanos para que os barcos pudessem passar.
Porém, para fazer todo este trabalho, demorou anos. Começou em 1881 pelos Franceses que abandonaram o serviço por causa das dificuldades que era abrir espaço numa mini selva. Morreram muitos trabalhadores por causa de doenças transmitidas pelos insetos (as chamadas doenças tropicais). Em 1904 a obra foi retomada pelos Americanos que a concluíram em 1914.
Porém, para fazer todo este trabalho, demorou anos. Começou em 1881 pelos Franceses que abandonaram o serviço por causa das dificuldades que era abrir espaço numa mini selva. Morreram muitos trabalhadores por causa de doenças transmitidas pelos insetos (as chamadas doenças tropicais). Em 1904 a obra foi retomada pelos Americanos que a concluíram em 1914.
Voltando ao blog, só conseguimos
sair do navio as 8:30h (fila). Quase todo o navio queria ir às compras na Zona
Livre. Procuramos um taxista e acertamos um passeio de 6h por 55 dólares por
pessoa. Fomos só nos dois.
Chegamos a Eclusa de Miraflores
(já na Cidade do Panamá – capital), por volta das 9:45h; Pegamos uma fila de
uns 20 minutos para deixar um trem de carga passar. (Sério, era uns 300 vagões.
Não acabava mais);
Antes, vamos tentar explicar o
que é uma Eclusa. Os oceanos estão ao nível do mar (zero metros de
altitude). No entanto, entre eles, temos: terras, vales, montanhas, rios. Em
resumo, a altitude aumenta. Desta forma, o canal foi construído tentando
nivelar os terrenos. Porém, em alguns lugares isso não foi possível. Assim,
para pegar um navio de 100 metros de altitude para 150 metros, era necessário
um elevador. E isso é uma Eclusa, um elevador hidráulico numa espécie de caixa
de cimento com 2 portas gigantes de ferro que se abrem e fecham pra conter ou
vasar água, e fazer com que uma embarcação possa subir ou baixar de altitude.
Vejam abaixo:
Quando chegamos na Eclusa, estava
passando um Navio que vinha do Pacifico para o Atlântico. O navio saiu de uma
altitude super baixa e foi jogado num rio com uns 30 metros mais alto. Vimos
todo o processo. Fantástico. Demorou menos de 15 minutos para ele cruzar esta
Eclusa.
O Navio para sair de um oceano e chegar no outro (lembra, 90 Km), demora em torno de 8h a 10h. De carro, levamos mais ou menos 1h.
O Navio para sair de um oceano e chegar no outro (lembra, 90 Km), demora em torno de 8h a 10h. De carro, levamos mais ou menos 1h.
Alguns dados importantes sobre o canal:
- Uma eclusa tem 33 metros de
largura, 304 metros de cumprimento e 12
metros de profundidade (casco do navio)
- São necessário 100 milhões e M3
de água para encher a eclusa
- Por dia passam, em média, 38
barcos no canal
- Já passaram mãos de 1 milhão de
barcos por aqui desde 1914
- O preço da passagem depende do
tamanho do barco. O mais caro custa 400 mil dólares.
- Panamá passou a ser um pais “rico” em
comparação a diversos outros da América.
Ficamos em torno de 1h em
Miraflores (aqui era necessário umas 4h). Já passando das 10:45 seguimos em
direção a Cidade Nova, já no oceanos pacifico.
Aqui dá para se ver como a cidade
cresceu em função do Canal. Diversos Prédios novos e grandes empresas estão por
aqui. Até Donald Tramp tem um prédio na cidade, além de um novo campo com o nome de Maracanã.
Por volta das 12h fomos conhecer
o centro histórico - Casco Antiguo. Gente, muito bem cuidado o local.
Restauração por todos os lados. Parecia Cartagena (só que mais limpa e sem
ambulantes). Vale a pena investir uns 3 dias por aqui;
Saímos do Pacifico para o Atlântico
(cidade do Panamá para Colon) já passando das 13:15h, quando uma tempestade
caiu na cidade. Ficamos preocupados em chegar a tempo no Navio. Mas, o taxista
nos tranquilizou. Só chove por aqui; se andarmos mais 20 KM, vai ter sol. Dito
e feito. Chegamos em Colon por volta das 14:15h, com tempo ainda para fazer
umas comprinhas na Zona Livre (uma espécie de Cidade del Leste - Paraguai, mais arrumadinha).
Regressamos ao Navio já passando
das 15:30h. Havia uma fila imensa (uns 500 metros). Todos com sacolas nas mãos.
O calor estava insuportável.
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Entremos no navio as 16h e fomos lanchar, afinal, na correria nem deu tempo de almoçar direito (passamos a base de frutas e bolachas). Depois fomos ao quarto para descansar.
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Entremos no navio as 16h e fomos lanchar, afinal, na correria nem deu tempo de almoçar direito (passamos a base de frutas e bolachas). Depois fomos ao quarto para descansar.
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Por fim, para fechar a noite,
depois de ter navegado por 4h de Colon para Cartagena (o trecho todo leva 18h),
o Navio teve que regressar para Colon porque uma pessoa estava passando muito
mal e precisava de cuidados médicos avançados (no navio há apenas médicos e enfermeiros
para primeiros socorros).
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Voltamos a Colon, já por volta
das 21h, deixamos o passageiro, e regressamos a navegar rumo a Cartagena, sem
saber ao certo nosso horário de desembarque (antes era 11h de sábado).
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Sorte nossa que a passagem de volta de Cartagena para Floripa está marcada para este domingo. Havia muitas pessoas com passagens compradas para sábado à tarde (o rolo estava grande no balcão de informações).
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Sorte nossa que a passagem de volta de Cartagena para Floripa está marcada para este domingo. Havia muitas pessoas com passagens compradas para sábado à tarde (o rolo estava grande no balcão de informações).
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