quarta-feira, 11 de maio de 2016

4º dia - Adeus a Bagotá e bem vinda Cartagena


Como fomos dormir cedo ontem, acordamos cedo hoje. As 8h já estávamos batendo perna de café tomado.  Nossa primeira missão era visitar as igrejas por dentro, visto que primeiro dia estavam fechadas.

Começamos pela Igreja de La Candelária, simples por dentro, mas com altar todo em ouro.





Depois famos para a Igreja do Carmen. Em nossa opinião, essa é a igreja mais bonita de Bogotá. Para nossa surpresa, por volta das 8:15h, ela ainda estava fechada. Abriria somente as 9h. Tudo bem, não desistimos fácil. Iriamos voltar a ela mais tarde.


Caminhamos em direção a Plaza Bolivar para visitar a Catedral Primada. Mais uma vez ela estava fechada. Muito estranho, pois já era 8:30h. Batemos algumas fotos da praça e fomos embora.



Chegamos a Igreja de São Francisco já por volta das 8:45h. Essa é a igreja mais antiga da cidade, datada de 1622. Não era possível tirar fotos. O teto é todo trabalhado em madeira trançada, super bonito.



Já passando das 9h da manhã entramos no Museu do Ouro, para muitos, a maior atração da idade. Aqui faltou um guia para nos explicar. Nem áudio guia tinha. O Museu possui mais de 33 mil peças de ouro, das quais 5 mil estão em amostra, num ambiente bem amplo e organizado. No começo é possível assistir um vídeo sobre a importância dos metais e como ele começou a ser explorado la no tempo das cavernas, até se chegar ao metal mais valioso, o ouro. Importante também entender que, na antiguidade, o ouro era usado para oferendas aos Deuses.














O que mais impressionou foi um vídeo de 3 minutos em uma sala 3D, apenas com música indígena e show de luzes. A Dani quase dormiu de tanto relaxar com a pegada zen....zen.....



Por volta das 10:15h saímos do museu e paramos num centro de artesanato local para comprar o famoso Café da Colômbia e algumas quinquilharias para coleção. Os preços não são baratos não.




Para finalizar a manhã, já passando das 10:45h voltamos para a esperada Igreja del Carmen, aquela de estilo Gótico, com toques árabes, que impressiona. Agora sim estava aberto. Por dentro ela é realmente bonita. Mas, a decepção ficou por conta dos pilares coloridos. Apenas a primeira parte é de mármore (vermelho). O resto é alvenaria pintada (vermelho e amarelo).







Regressamos para o apartamento para arrumar as malas e ir para o aeroporto. Chegamos com tranquilidade para almoçar e descansar um pouco, visto que partimos apenas as 14:40h.

Nosso voo partiu com 30 minutos de atraso e chegamos a Cartagena já passando das 16:15h. Aqui, é o início do Caribe. Saímos de uma temperatura de 18 para 35 graus.

Reservamos um hotel dentro da cidade murada (centro histórico) para poder conhecer os cantinhos desta importante Ciudad Amurallada.

Cartagena das Índias foi um dos primeiros portos estratégicos criado pelos Espanhóis para escoar as riquezas das Américas, lá por volta de 1.533. O centro histórico fica dentro de uma fortaleza de pedras (por isso o nome de cidade murada) e preserva as casas coloniais, muito bem conservadas e coloridas. Todo aqui pertence ao Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.


Gente, é um outro astral. Muitos estrangeiros e sol e mar por todos os lados. É o Caribe!!!!

Começamos a bater perna por volta das 17h. Iniciamos pela Plaza d Los Coches, onde antigamente ficavam estacionados as carroças e cavalos. Aqui é considerado a porta de entrada da cidade. Num dos cantos da praça está a Torre do Relógio e no outro as doceiras de cartagena.





Depois fomos para a Plaza de La Aduana. Nada de mais. Apenas uma estátua de Cristóvão Colombo e a Hard Rock Café





Caminhamos mais um pouquinho se chegamos a Plaza de San Pedro e Claver, com uma imponente igreja de mesmo nome. Bem colorida a praça. A noite isso aqui deve bombar, pois já estava começando a invadir a praça com medas, cadeiras e lampiões.




Já passando da 18h chegamos na Catedral de Cartagena, que estava fechada. A foto desta igreja é a mais famosa da cidade (vista nos portais). Ela fica espremida ente prédios e casas. Difícil de focar.





Fomos caminhando pelas ruas, rumo ao mar....






Chegamos a um point bem legal, chamado Café Del Mar, que fica em cima das muralhas da cidade, já passando das 18:30h. O legal era chegar por volta das 17:30h para ver o por do sol. Deve ser alucinate. Mesmo assim, tiramos algumas fotos legais.






Pedimos dois drinks e ficamos apreciando o final do dia. Top, top, top...





Regressamos pelas calles e chegamos até a Plaza de Santo Domingo. Gente, aqui estava um astral espetacular. Mesas na praça, musica, boa comida. Decidimos jantar por aqui mesmo, a base de frutos do mar. Pedimos um misto de camarão, lula e peixe. Estava legal. Pena que o tal do coentro (peregil, mais suave) está por tudo na comida. Na próxima já sabemos ao pedir o prato. Sem Peregil!!!




Regressamos para o hotel já passando das 21h. Havíamos deixado  o quarto com o ar ligado. Providencial. Lá fora, à noite, estava fazendo uns 28 graus. Fomos dormir cedo, pois amanhã o dia promete.


Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário